Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Equinócio e Solstício

22.12.15

Equinócio e Solstício

solsticios e equinocios

 

 

Equinócio e solstício, eis duas palavras que de vez em quando ouvimos mas nem sempre entendemos muito bem o que elas significam. Estas palavras estão ligadas às estações do ano que vão decorrendo ao longo do tempo: equinócio da primavera, equinócio do outono, solstício de verão e solstício de inverno. Então o que é o equinócio? O que é o solstício? É isso que vamos ver de seguida.

 

Antes de mais é importante compreender que as estações do ano são causadas devido à inclinação de cerca de 23,5° que o eixo de rotação da Terra tem em relação à perpendicular da orbita da Terra em volta do Sol. Ou, dizendo em outras palavras, o equador da Terra apresenta uma inclinação de cerca de 23,5° em relação ao plano da orbita. Durante o ano o eixo de rotação da Terra fica sempre inclinado na mesma direção, porém a Terra muda de posição em relação ao Sol à medida que se desloca na sua órbita, e é isso que provoca as alterações das estações do ano.

 

terrasol

 

 

O solstício acontece quando os hemisférios atingem a maior inclinação possível em relação ao Sol (não em relação ao plano da órbita, pois essa mantêm-se). Visto da superfície da Terra, quando se dá o solstício de verão o Sol atinge a posição mais alta no céu naquele hemisfério; no hemisfério oposto dá-se precisamente o contrário, o Sol atinge o ponto mais baixo no céu, sendo portanto o solstício de inverno.

 

Por volta do dia 20 ou 21 de junho, dá-se no hemisfério norte o solstício de verão, iniciando nesse dia essa estação do ano; no hemisfério sul dá-se o solstício de inverno, marcando assim o início do inverno. Por volta do dia 21 ou 22 de dezembro acontece exatamente o contrário, ou seja, solstício de inverno no hemisfério norte e solstício de verão no hemisfério sul.

 

A palavra equinócio tem origem no latim e significa “noite igual”. Quando se dá o equinócio, a duração do dia é igual à duração da noite em ambos os hemisférios. Nas datas em que se dão os equinócios, a luz do Sol incide com a mesma intensidade sobre os dois hemisférios.

 

Isso acontece normalmente por volta do dia 20 ou 21 de março de cada ano e por volta do dia 22 ou 23 de setembro também em cada ano. Em março, se estivermos no hemisfério norte, o equinócio dá início à primavera, se estivermos no hemisfério sul dá início ao outono. Já o equinócio que acontece em setembro, se estivermos no hemisfério norte assistimos ao início do outono, e se estivermos no hemisfério sul assistimos ao início da primavera.

 

In Site Astronomia.com

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.