Encontros com... a Prof. Élia David (I)
Encontros com... a Prof.ª Élia David (I)
A Prof.ª Élia David, nos momentos iniciais da palestra,
a conversar com cada aluno.
No dia 30 de maio, integrado na rubrica da Biblioteca Escolar "Encontros com… " e no âmbito da Exposição "A Escola: quem te viu e quem te vê", deslocou-se ao Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pera a professora primária Élia David, nossa conterrânea.
A D. Isabel Salgueiro a mostrar alguns materiais escolares a um aluno.
A professora Élia David falou com os alunos do 5.º ano de escolaridade, que vieram a este encontro e fazer uma visita à exposição, acompanhados pela professora Cecília Pereira, e com a presença da professora Margarida Freire, da professora Teresa Magéssi e da Sra. D. Isabel Salgueiro.
Uma explicação no antigo quadro de lousa da sala de aula.
A conversa com os alunos consistiu numa explicação do que era a escola no Estado Novo: os materiais que eram utilizados em sala de aula, que tipo de matérias era trabalhadas, o tipo de livros que existiam e alguns dos rituais que estavam presentes nas salas de aulas, como rezar e cantar o Hino Nacional todos os dias.
Uma experiência divertida: os alunos puderam escrever nas lousas
iguais às lousas onde escreveram os seus avós e/ou bisavós...
Os alunos colocaram algumas questões que foram respondidas com muito agrado pela Prof.ª Élia David, que descreveu como foi a sua experiência enquanto aluna e enquanto professora.
Os alunos foram colocando questões.
Os alunos mostraram muita curiosidade pelos materiais expostos e participaram na conversa com muito entusiasmo.
A Prof.ª Élia David respondeu a todas as questões dos alunos
dando exemplos de situações vividas.
Também a Sra. D. Maria Tomás e a Sra. D. Maria José Henriques,
da Secretaria, vieram visitar a exposição e assistir à palestra.
Tratou-se de um momento muito enriquecedor e de partilha de saberes entre gerações, tendo os alunos tomado consciência pela experiência e pelo que ouviram, das muitas diferenças que existem entre a Escola de ontem e a Escola de hoje, valorizando mais a liberdade e o ensino que têm hoje...