Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Dia Universal dos Direitos da Criança - 20 de novembro

20.11.17

Páginas de direitos

 

A 20 de novembro de 1959 foi adotada a Declaração dos Direitos da Criança pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

No dia 20 de novembro de 2017 – aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança – as crianças irão fazer ouvir as suas vozes em solidariedade para com as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis do mundo.

Crianças e jovens de todo o mundo unem-se para ajudar a proteger a vida de crianças, lutar pelos seus direitos e para as ajudar a desenvolver o seu potencial máximo. É um dia divertido com uma mensagem séria, no qual as crianças irão “assumir” papéis de grande visibilidade nas escolas, nos media, na política, no mundo dos negócios, no desporto e no entretenimento para chamar a atenção para os desafios mais prementes que a sua geração enfrenta. 

As crianças são seres humanos, beneficiando, por isso, das disposições gerais de direitos humanos que se aplicam a todas as pessoas, desde o nascimento.
Os direitos humanos obrigam-nos a tratar as outras pessoas, como nós próprios gostaríamos de ser tratados: com dignidade, respeito, igualdade e justiça e aplicam-se independentemente da nacionalidade, raça, origem étnica, língua, sexo, orientação sexual, capacidade, origem social, entre outros. Contudo, as crianças são também diferentes dos adultos. São vulneráveis, precisam de brincar, estão
num processo de desenvolvimento e necessitam de apoio. É por estas razões que têm os seus próprios direitos.
Para tal, foi adotada pelas Nações Unidas.