Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Dia Mundial da Dança 2015

29.04.15

dia-internacional-da-danc3a7a

 

O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril.

  

Ao criar o Dia Mundial da Dança, o Conselho Internacional da Dança (CID) da UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do grande mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a subtileza nos movimentos. Noverre destaca-se na História por ter escrito um conjunto de cartas sobre o ballet de sua época, “Lettres sur la Danse”.

 

dança

 

Comemorações do Dia Mundial da Dança

 

A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas. Este dia torna-se importante igualmente como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção para a importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo a criarem melhores políticas públicas voltadas à dança.

 

dança 1

 

Embora a dança tenha sido uma parte integral da cultura humana através da sua História, não é uma prioridade oficial no mundo.  dança

 

O professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional da Dança, disse no seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado para o apoio para este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

 

Neste dia são várias as atividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos. 

  

dança

   

In Calendarr e Wikipédia