Dia Internacional do Livro Infantil
Ontem comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil.
Surgido na década de 1950, em honra do escritor Hans Christian Andersen, o Dia Internacional do Livro Infantil foi criado como forma de reconhecer o trabalho dos autores na área do livro infantil.
Este ano cumprem-se 50 anos da celebração do Dia Internacional do Livro Infantil, uma iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), para a promoção do livro e da leitura, que coincide com o dia de aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Nasceu em Odessa a 02 de abril de 1805 e morreu em Copenhaga, a 04 de agosto de 1875. É considerado um dos mais importantes escritores de livros para a infância e juventude, com adaptações de histórias da tradição oral e criação de textos inéditos, que incorporam temas universais e intemporais.
Em Portugal, o cartaz alusivo à data é assinado pelo ilustrador João Fazenda, distinguido em 2016 com o Prémio Nacional de Ilustração.
"A leitura não serve apenas para desenvolver sentimentos e personalidades, ela é, acima de tudo, um prazer", afirma o escritor russo Sergey Makhotin.