Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Concurso BE do Dia dos Namorados

02.02.16

 

Concurso BE

  

 

A tua biblioteca escolar propõe-te um desafio de criação literária para a semana do Dia dos Namorados: como seriam as cartas de amor trocadas entre personagens famosas, reais ou fictícias? Escreve as cartas trocadas (ou não) entre pares amorosos famosos ou entre pares amorosos improváveis (porque não?) e participa no Concurso BE "Diz-me o quanto me amas".

 

Procura no catálogo temático de divulgação de livros, filmes e música da tua biblioteca escolar livros e filmes que te inspirem. Depois, com o apoio dos teus professores de Português e de História/ História e Geografia de Portugal, escreve uma carta (ou mais) que nos apaixonem!

 

Tens até dia 11 de fevereiro para escreveres uma carta de amor de uma personagem famosa ou uma troca de cartas entre personagens famosos (reais ou fictícios). 

 

Entrega: Levanta as cartas e selos na BE e coloca as cartas seladas e devidamente endereçadas (com remetente e destinatário) no marco de correio do PPES (no átrio da escola) ou envia-as via email da BE:

becastanheiradeperabiblioteca@gmail.com 

 

IMG02999

 Marco de Correio e Exposição de São Valentim do PPES, no átrio da escola,

onde também podes deixar as tuas cartas BE.

 

 

Abaixo encontras algumas sugestões de pares amorosos, mas podes escolher outros pares, se preferires. 

 

A Bela Adormecida

 

Imagina que a princesa Aurora passava um ano a escrever cartas de amor ao príncipe encantado dos seus sonhos e que, depois de fazer dezasseis anos e adormecer sob o encantamento de Malévola, o príncipe Filipe, ao entrar no quarto dela, lê as cartas e se apaixona mais ainda por ela, antes de a despertar com o seu beijo?

 

d3937f4a-41df-42c4-9896-d1794d6599a5

 O príncipe Filipe prestes a acordar a princesa Aurora.

 

 

Branca de Neve

 

Que cartas de amor trocariam a Branca de Neve e o Príncipe Encantado, depois de se terem encontrado no pátio do castelo? Que última carta de amor escreveria o Príncipe Encantado à Branca de Neve, ao vê-la aparentemente morta no seu caixão de vidro? (Já sabemos a surpresa que ele teve ao lhe dar um último beijo de despedida).

 

snow-white-kiss

 O Príncipe Encantado a despedir-se da Branca de Neve.

 

 

 

Branca de Neve e o Caçador

 

E se o príncipe não se apaixonar pela Branca de Neve, e quem se apaixona é o caçador? Que carta escreveria o caçador à Branca de Neve, ao se despedir dela, no seu leito de morte? 

 

Snow White and the Hunter 1

Filme "Branca de Neve e o Caçador" (2012), cena do beijo de despedida do caçador
à Branca de Neve, com os atores Chris Hemsworth e Kristen Stewart.

 

 

 

A Bela e o Monstro

 

Que cartas trocariam a Bela e o Monstro, enquanto se estavam a conhecer no Palácio dele? Cada nova sala descoberta, cada refeição, os livros que ela leria na imensa biblioteca, os passeios que davam... era um novo motivo de conversa entre eles. Que livros lhe recomendaria ele? Que livros lhe recomendaria ela? Ele escrever-lhe-ia poemas? E quando o Monstro desanimava? E quando ela tardou em regressar? Que carta de despedida ele lhe deixou? 

 

A Bela e o Monstro - Marcel Marlier

 "A Bela e o Monstro", de Madame Le Prince de Beaumont,

ilustração de Marcel Marlier.

 

 

 

Páris e Helena

 

Na "Ilíada", de Homero, encontramos relatado o caso de amor de Páris por Helena, que teve consequências trágicas para a cidade de Tróia. Que cartas de amor teria o príncipe troiano Páris escrito a Helena, esposa do rei Menelau, para a apaixonar e convencer a fugir com ele para Tróia? Que respostas lhe teria dado ela? Que cartas escreveria ela a Páris, ao ver a cidade de Tróia cercada pelos exércitos gregos de Menelau e Agamemnon e castigada pelo amor adúltero deles?

 

 

Helen-the-troy-roleplay-31372588-1920-800

 Páris e Helena, no filme "Tróia"(2004),

papéis interpretados por Orlando Bloom e Diane Kruger.

 

 

 

Marco António e Ceópatra

 

Que cartas de amor teriam trocado Marco António e Cleópatra? Eles sonharam criar um novo império, tiveram três filhos e cometeram suicídio os dois, depois de terem sido vencidos por Otávio na batalha do Áccio.

 

 

Cleopatra2

 Richard Burton e Elizabeth Taylor nos papéis de Marco António e Cleópatra,

no filme "Cleópatra"(1963). Estes dois atores foram protagonistas

de um caso de amor na vida real, tendo-se casado duas vezes.

 

 

D. Pedro e D. Inês de Castro

 

Que cartas de amor trocariam o infante D. Pedro e D. Inês de Castro? E que cartas teria D. Pedro escrito a D. Inês, depois da morte dela? E que carta lhe escreveria ele anos depois, já rei D. Pedro I de Portugal, no dia da coroação dela, depois de morta? Quando eles se apaixonaram, estava D. Pedro casado com D. Constança, e D. Inês era sua dama de companhia. Eram dois adultos a viver um amor proibido que terminou numa tragédia, com D. Inês a ser assassinada por ordem do rei D. Afonso IV, diante dos seus três filhos. 

 

historia_06

 Coroação de D. Inês de Castro, cinco anos depois de morta. 

 

 

Romeu e Julieta

 

Que cartas de amor trocariam Romeu e Julieta? Julieta Capuleto tinha 12 anos e Romeu Montéquio (Montecchio) uns 15 ou 16 anos e o plano deles, para fugirem aos ódios antigos que existiam entre as duas famílias, acabou em tragédia, por causa de uma carta de Frei Lourenço que não chegou às mãos de Romeu...

 

220px-Francesco_Hayez_053

 "O último beijo de Romeu e Julieta",

óleo s/ tela, Francesco Hayez, 1823.

 

 

Rei Eduardo VIII da Grã-Bretanha e Walis Simpson

 

Esta foi uma história de amor que abalou a Grã-Bretanha no século XX e causou a abdicação do trono do rei Eduardo VIII: o amor que sentiu por Wallis Simpson, uma mulher norte-americana em vias de divórcio do segundo marido e com quem se quis casar, circunstância não admitida pelo status de Eduardo como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra, que proibia o casamento de pessoas divorciadas enquanto seus ex-cônjuges ainda estivessem vivos. Que cartas de amor terão eles trocado quando se conheceram? E que cartas trocaram enquanto viveram no impasse de não poderem casar? 

 

 

Wallis-Simpson_1781684b

 Wallis Simpson e o rei Eduardo VIII da Grã-Bretanha.

 

 

Isabella Swan e Edward Cullen (Série Crepúsculo)

 

Que cartas e juras de amor trocariam Edward e Bella no dia anterior ao casamento deles? Que carta deixaria Edward a Bella, quando pensou em morrer, para a proteger? E que carta deixaria Bella a Edward quando pensou que tudo poderia correr mal no parto?

 

 

bella-edward-casamento-romeu-julieta-cultura-inglesa-ce-01

 

 O casamento de Edward e Bella, papéis interpretados por Robert Pattinson
e Kristen Stewart, que também se enamoraram na vida real.