Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Apresentação e exploração dos livros "Livro Livre" e "Água Doce, Fluir com o Rio"

01.02.19

Cartaz - Atividades DANUTA copiar_Página_2.jpg

No próximo dia 5 de fevereiro de 2019, a autora e ilustradora Danuta Wojciechowska, vem apresentar os livros "Livro Livre" e "Água Doce, Fluir com o Rio" na Bibliotecas Escolar de Castanheira de Pera.

O Livro Livre é uma outra forma de comemorar o 25 de Abril dando a conhecer a crianças e jovens este marco da História de Portugal e o seu legado. Celebra os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976 como a sua principal herança e destaca a responsabilidade do que é viver em democracia.

Tomando como referência este momento de conquista histórica, fruto da luta e do trabalho de muitos, militares e civis, o Livro Livre apela ao espírito da liberdade e convoca o leitor a participar numa atividade criativa, como co-autor do livro. Desafia-o a resgatar as memórias de quem viveu este período e registar estas experiências.

Através de breves enquadramentos históricos, ilustrações sugestivas e propostas de atividade diversificadas, este livro constrói um espaço para a reflexão sobre o significado do 25 de Abril.

O livro "Água Doce, Fluir com o Rio", explora o maravilhoso mundo da água doce, um recurso limitado e precioso. Através de uma linguagem lúdica, jogos e atividades, assinala-se a importância e a urgência de proteger os cursos de água e os seus ecossistemas. Ao mesmo tempo destaca-se a riqueza deste património, do ponto de vista material e imaterial. Recorrendo a curtas narrativas, factos científicos, dicas e curiosidades, estimula-se a imaginação da criança e o seu sentido crítico perante o modo como usamos a água doce.

Com esta ferramenta educativa, as autoras convidam à participação. Os desafios propostos procuram o envolvimento, por via do desenho, da escrita e da experimentação. De um modo abrangente, promove-se a criatividade da criança e a cidadania ativa, no contexto do desenvolvimento sustentável.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.