Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Dia Mundial da Internet - 17 de maio

17.05.21

O Dia Mundial da Internet celebra-se a 17 de maio.

Nesta data é nos pedido que façamos uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Origem da Internet

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objetivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

O advento da internet originou uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas, na forma como comunicam entre si, como procuram e recebem informação, compram bens e serviços, entre muitas outras ações do quotidiano.

Desafios da Internet

Frequentemente a internet origina diferentes tipos de discussões públicas, que resultam do facto de muitos dos conteúdos que estão disponíveis na internet não serem verdadeiros (Fake news) ou de não se encontrar devidamente atribuída a autoria de um determinado conteúdo, como por exemplo, a utilização de imagens e de textos. A partilha de conteúdos sem autorização dos autores é outro tema que levanta polémica na internet (Direitos de Autor).

SELFIE - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (Fase de questionários)

07.05.21

 

 No âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, todos os docentes e alunos (do 3.º até ao 9.º ano) do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera serão convidados a preencher um questionário.

Para que se consiga obter um “retrato”, o mais fiel possível, da realidade digital do Agrupamento é muito importante que todos preencham os respetivos questionários, tendo o cuidado de ler com atenção as ajudas.

  • Todos os docentes devem preencher os questionários em função do nível de ensino que lecionam;
  • Todos os alunos preenchem o questionário em função do ano de escolaridade que frequentam;
  • Os questionários terão que ser respondidos na totalidade, pois não é possível guardar e submeter posteriormente;
  • Link só deve ser utilizado para responder ao questionário pelas pessoas para quem este mail é dirigido (verifique o seu email institucional);
  • Aos alunos será distribuído o respetivo link em função do contexto em que será preenchido o questionário (sala de aula; individual; biblioteca; etc).

***************************************************************************************************************************************

O SELFIE «Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies» é um instrumento de autorreflexão e autoconhecimento concebida para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital, a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação das aprendizagens dos alunos. A ferramenta pode realçar o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades. O SELFIE apoia a compreender de que forma o Digital está integrado na escola e é utilizado pela comunidade educativa.

Utiliza questionários para recolher as opiniões dos dirigentes escolares, professores e alunos, de forma completamente anónima e voluntária, e compila os resultados num relatório interativo que permite identificar os pontos fortes e os pontos fracos sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola. O SELFIE não mede nem compara os conhecimentos ou as competências dos utilizadores.