Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

"Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore"

23.04.15
Os fantásticos livros voadores
do Sr. Morris Lessmore
 
 

curta_os-fantasticos-livros-voadores-do-sr-morris-lessmore-2011

 

O filme “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore” foi contemplado com o Óscar de melhor curta-metragem de animação em 2012. William Joyce e Brandon Oldenburg, ambos norte-americanos, são os realizadores do filme e confessam que a obra foi inspirada no ator e realizador Buster Keaton, em algumas cenas do filme “O Feiticeiro de Oz”, e também no furacão Katrina, que devastou Nova Orleães em 2005.
 
Lessmore está sentado na varanda de sua casa, a escrever um livro quando, de repente, um vento muito forte o leva juntamente com toda a cidade para um lugar extremamente diferente, com uma mulher suspensa no ar por livros voadores. A cena inusitada deixa o homem embaraçado. É então que um livro voa na direção de Lessmore e o conduz até uma biblioteca repleta de livros com vida.
 
 

0

 

O protagonista passa a cuidar desta misteriosa casa e das obras que ela contém. As pessoas que passam por lá são contagiadas pela magia das histórias. Lessmore encontra um mundo perfeito e vai vivendo a emoção e a pureza de seus novos amigos, enquanto termina a sua própria biografia.
 
O filme relata de forma leve e emocionante a história de pessoas que são apaixonadas por livros, e o poder curativo que essas obras possuem, podendo transformar a vida de seres humanos. Mostra que, de certa forma, tudo fica mais colorido e bonito com as palavras.
 
Enquanto assistimos, podemos viajar por outras dimensões, por outro mundo de sonhos, fantasias e da magia presente nessa grande invenção humana. É algo que nos leva para outras realidades e que nos remete a uma reflexão sobre o que é ser leitor. De forma dinâmica, é capaz de instigar os mais diferentes públicos.
 
 
Ana Elizabeth Fornara in Textos Voadores da UFFS
NB: Texto editado para a oralidade do português de Portugal pela Equipa BE.
 
 
Clica em cima da imagem abaixo para acederes à curta-metragem "Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore":   
 
 

the-fantastic-flying-books-of-mr-morris-lessmore