Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Na banda desenhada, Fernando Pessoa é "herói da sua própria vida"

21.02.16

Na banda desenhada, Fernando Pessoa é

"herói da sua própria vida"

 

naom_56c6d3c1f2e36

 

Muito já se escreveu sobre a vida daquele que é considerado o mais universal poeta português mas nunca, até agora, um livro de banda desenhada.

A mais recente biografia sobre Fernando Pessoa pode ler-se… aos quadradinhos.

 

Chama-se ‘As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal...’ e com ela o casal de artistas Miguel Moreira, argumentista e desenhador, e Catarina Verdier, colorista, abrem ao leitor uma nova janela para o universo pessoano.

 

Com este livro podemos ver Fernando Pessoa não como um tradicional herói de banda desenhada, mas “como o herói da sua própria vida”, contou ao Notícias ao Minuto Miguel Moreira.

 

É uma história do nascimento à morte, passando pelos amores de Ofélia, pelo “dia triunfal”, pela Revista Orpheu e até um livro dentro do livro dedicado a Bernardo Soares, com base em informações contidas no ‘Livro do Desassossego’, entre outras peripécias.

 

“Primeiro surgiu o interesse por Fernando Pessoa e depois achei piada transformá-lo num boneco e contar as suas aventuras” que passam pelo retrato da vida e obra do poeta, mas também pelo próprio quotidiano, “a que pessoa dava muita importância”.

 

Entre investigar, escrever, desenhar e colorir, a ‘empreitada’ de 176 páginas levou uma década a ficar concluída, anos em que o livro “esteve muito presente” na vida do casal.

 

“A vantagem de desenhar é poder retratar Pessoa em sítios onde não podemos vê-lo através de fotografias” e o resultado é “agradável de ver e ler”, considera Miguel Moreira. “O desenho torna a leitura numa experiencia mais enriquecedora” e a própria cor “é um elemento muito importante”.

 

Mas nem por isso as palavras do poeta estão menos presentes. Além de informação biográfica, este livro inclui “muito texto, poemas completos e páginas onde “o texto ilustrado substitui a BD”.

 

O livro ‘As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal...’ foi publicado pela editora Parceria A. M Pereira, a única a editar o trabalho de Fernando Pessoa em vida.

 

Carolina Rico in Notícias ao Minuto

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.