Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Encontros com... o Prof. Licínio Maurício

05.05.16

Encontros com... o Prof. Licínio Maurício

  

IMG_0372

O Prof. Licínio Maurício a tocar a "Bernie's Tune" no saxofone soprano.

 

 

Ontem, dia 4 de maio, na sequência do Dia Internacional do Jazz, comemorado no sábado, dia 30 de abril, tivemos na biblioteca escolar um Encontro com... o Prof. Licínio Maurício, que nos presenteou com uma pequena palestra sobre o jazz, com atuação musical ao vivo, para a turma do 9.ºA e a todos quantos puderam comparecer.

 

O Prof. Licínio Maurício fez uma pequena abordagem sobre o jazz, a sua estrutura musical, alguns grupos e músicos principais, mostrando imagens ilustrativas do tema.

 

IMG_0360

 

O jazz é uma manifestação artístico-musical originária de Nova Orleães, Chicago e Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, tendo surgido no início do século XX, na região de Nova Orleães.

 

IMG_1926

O Prof. Licínio Maurício a mostrar as indicações para saxofone numa pauta de música.

 

 

O jazz desenvolveu-se com a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime

 

O jazz deu origem a diversos subgéneros musicais, desde o dixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas 1930 e 1940, e o bebop de meados da década de 1940, ao jazz latino das décadas de 1950 e 1960 e ao fusion das décadas de 1970 e 1980.

 

IMG_1942

 

 

O Prof. Licínio Maurício foi exemplificando os vários tipos de jazz, através da interpretação de algumas melodias bastante conhecidas. A primeira melodia, no ritmo do swing jazz, foi "Autumn leaves", de Joseph Kosma, a medium tempo.

 

IMG_1932

O Prof. Licínio Maurício a interpretar "Autumn Leaves" no saxofone tenor.

 

 

Os instrumentos musicais básicos no jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o jazz aceita praticamente todo o tipo de instrumentos.

 

IMG_1939

O Prof. Licínio Maurício com o seu saxofone soprano.

 

 

Depois de explicar a família dos saxofones e as diferenças de timbre entre eles, que se assemelham às diferenças de timbre que existem nas vozes humanas - saxofones sopranino, soprano, alto, tenor, barítono e baixo - o Prof. Licínio Maurício pegou no seu saxofone soprano e demonstrou a desmontagem e montagem das suas partes constituintes, assim como os seus nomes.

 

IMG_1949

 O Prof. Licínio Maurício a mostrar a palheta, a boquilha e a abraçadeira do sax.

 

 

O Saxofone, também conhecido popularmente como sax, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX. 

 

Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). A maior parte dos saxofones são em Si♭ (como o sax tenor) ou em Mi♭ (como o sax alto e o barítono). O soprano é normalmente em Si♭.

 

 

IMG_1953

 

O Prof. Maurício foi tocando melodias que todos os presentes iam acompanhando com a marcação de ritmo com os pés: "Autumn Leaves" (Joseph Kosma), "Bernie's Tune" (Bernie Miller, Jerry Leiber and Mike Stoller), "As time goes by"(Herman Hupfeld), "Blue Bossa"(Kenny Dorham) e finalizou com "Hit the road, Jack"(Percy Mayfield).

 

 

IMG_1955

 

A acompanhar a atuação musical do Prof. Licínio Maurício, foram passando imagens sobre o jazz e os grandes músicos de jazz de um powerpoint elaborado pelo Prof. Paulo Silveiro.

 

 

IMG_1958

 

 

 

IMG_1971

O Prof. Licínio Maurício a tocar saxofone soprano, em diálogo com a imagem

do grande músico de jazz Louis Armstrong a tocar trompete.

  

 

IMG_1963

 

O Prof. Licínio Maurício terminou a sua atuação, falando na sua experiência pessoal e profissional nos palcos de concertos, dizendo que "a música é muito importante também para conviver e fazer amigos, conhecer lugares, pessoas, outras mentalidades, outros ritmos, outras formas musicais... Aprender sempre e divertirmo-nos com o que fazemos."

 

E fez votos para que aquela pequena atividade da Biblioteca Escolar servisse de incentivo aos alunos para se aplicarem no estudo da Música e de um instrumento musical (cuja aprendizagem é para toda a vida).

 

Os alunos e todos os presentes despediram-se do Prof. Licínio Maurício com uma salva de palmas, em agradecimento por mais uma excelente palestra e atuação musical.

 

No 1.ºCEB

 

A seguir, o Prof. Licínio Maurício, o Prof. Paulo Silveiro e a Coordenadora da BE Teresa Magéssi deslocaram-se à sala de convívio da escola do 1.º Ciclo, para nova palestra e atuação musical com os alunos, professores e funcionários, que, mais uma vez, encantou todos os que estiveram presentes.

 

 

IMG_1974

 Os alunos, entusiasmados e curiosos, disparavam perguntas ao Prof. Licínio Maurício.

 

 

IMG_1988

 Os alunos seguiram, fascinados, as melodias tocadas pelo Prof. Licínio Maurício.

 

 IMG_1991

Os alunos a acompanharem o ritmo com palmas.

 

 

As melodias tocadas foram as mesmas: "Autumn Leaves", "Bernie's Tune", "As time goes by", "Blue Bossa" e "Hit the road, Jack".

 

 

IMG_1990

 

 

No final, mais uma salva de palmas a agradecer a palestra e atuação musical do Prof. Licínio Maurício.

 

No Jardim de Infância

 

A comemoração do Dia Internacional do Jazz terminou no Jardim de Infância, onde a conversa foi, como sempre, acessível e bem-humorada, sobre a música jazz e o saxofone...

 

 

IMG_1994

 

Os alunos, acompanhados pelas professoras e funcionárias, estiveram sempre muito atentos e interessados, seguindo as explicações e a música, maravilhados com os ritmos musicais.

 

 

IMG_1992

 

O Prof. Licínio Maurício tocou as melodias "Autumn Leaves", "Bernie's Tune", "Blue Bossa" e "Get Lucky".

 

 

IMG_2001

A atuação do Prof. Licínio Maurício foi muito aplaudida.

 

 

 A atividade foi um sucesso!