Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

BE Castanheira de Pera

Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto - Castanheira de Pera

Encontros com... a Dra. Cláudia Santos

20.05.16

Encontros com... a Dra. Cláudia Santos

 

 

IMG_2023

A Prof.ª Margarida Freire no início dos "Encontros com..."
a apresentar a Dra. Cláudia Santos.

 

 

No dia 18 de maio, em comemoração da efeméride do Dia Internacional dos Museus, houve uma palestra especial na Biblioteca Escolar com a Dra. Cláudia Santos, professora, historiadora e guia do Complexo Monumental de Santiago da Guarda, no concelho de Ansião.

 

A sessão de "Encontros com...", apresentada pela Prof.ª Margarida Freire, de História e Geografia de Portugal, foi com a turma do 9.ºA, acompanhada pelo professor José Maló, de Educação Visual, e com a presença de vários outros professores.

 

 

IMG_2031

 A Dra. Cláudia Santos a apresentar o Complexo Monumental de Santiago da Guarda.

 

 

A Dra. Cláudia Santos apresentou o Complexo Monumental de Santiago da Guarda, onde exerce as funções de guia, revelando alguns pormenores da história desse edifício, residêncial senhorial dos Condes de Castelo Melhor, único exemplar da arquitetura manuelina do concelho de Ansião e monumento nacional desde 1978.

 

Este solar, constituído por uma torre medieval e um paço fortificado dos Vasconcelos, do século XVI/XIX, foi edificado sobre uma vila tardo-romana do séc. IV-V, podendo ser observados os seus vestígios - belos tapetes de mosaicos - descobertos pelas escavações arqueológicas de 2002. 

 

IMG_2037

A Dra. Cláudia Santos a falar das coleções da sua família.

 

 

A seguir, e porque um museu não existe sem uma coleção, a Dra. Cláudia Santos falou de coleções, que se iniciam no seio de cada família, quando se preserva os legados dos avós, dos tios, dos pais, objetos guardados com muito amor e carinho e que constituem a memória desses entes queridos e das suas histórias, que são as histórias dessa família e que contribuem para a história de um país.

 

IMG_2044

A Dra. Cláudia Santos, com a caderneta militar do avô nas mãos.

 

 

A primeira história que a Dra. Cláudia Santos contou foi a história da caderneta militar do seu avô, que participou na I Guerra Mundial, como maqueiro.

 

O seu avô passou primeiro por Moçambique - na I Guerra Mundial, Portugal combateu sobretudo nas suas colónias africanas, procurando defendê-las dos alemãos e dos ingleses, que também as cobiçavam.

 

A disciplina era muito rígida naquele tempo, e mesmo em situação de doença comprovada, os soldados eram castigados por não se apresentarem ao serviço ou por não se apresentarem com as fardas impecáveis.

 

Depois, o seu avô foi enviado para França, e a Dra. Cláudia Santos falou das condições da guerra de trincheiras, da falta de equipamento e armas adequados e da fome que os soldados portugueses passaram, as doenças e os terríveis ferimentos, as mortes e o sofrimento do seu avô quando de lá regressou, com Perturbação de Stress Pós-Traumático.

 

IMG_2046

 A Dra. Cláudia Santos a mostrar uma espada decorativa em ébano.

 

 

As famílias vão colecionando muitas coisas ao longo do tempo - propriedades, casas, mobílias, objetos - e cabe a cada familiar preservar a memória da família para a continuar a legar às gerações seguintes.

 

A Dra. Claudia Santos falou de alguns objetos que cada familiar tinha à sua guarda, e mostrou aos alunos uma espada decorativa em ébano - uma madeira africana muito escura e dura - que era do seu pai, trazida de Moçambique, onde a família residiu durante alguns anos, até à descolonização, em consequência da Revolução de 25 de Abril de 1974.

 

Nessa época, as condições da metrópole eram muito diferentes em relação às suas ex-colónias: era uma Lisboa pobre, muito pouco evoluída em termos culturais e no comércio e indústria de produtos e serviços, onde até os flocos de milho, a coca-cola e os chocolates a que a Dra. Cláudia Santos, então ainda menina, estava habituada, eram desconhecidos ou não disponíveis nas pequenas mercearias de então... 

 

Por fim, a Dra. Cláudia Santos distribuiu folhetos do Complexo Monumental de Santiago da Guarda e do concelho de Ansião e interpelou os alunos sobre os museus existentes no concelho de Castanheira de Pera, assim como sobre as suas coleções particulares. 

 

No final, a Prof.ª Margarida Freire disse esperar que os alunos tivessem gostado de ouvir as histórias contadas pela Dra. Cláudia Santos e que se sentissem estimulados a preservar os objetos antigos de familiares que tinham em casa, não só pelo valor sentimental e histórico, mas também pelo seu valor financeiro, pois muitos objetos antigos são bastante valiosos e vendidos em mercados e leilões de antiguidades.

 

 

IMG_2055

A Prof.ª Margarida Freire a conversar com os alunos.

 

 

A Prof.ª Margarida Freire convidou todos os alunos a iniciarem coleções, se ainda não as tinham. Também se referiu às coleções que todos temos, mesmo sem lhes darmos muita atenção: coleções de conchas, de selos, de pacotes de açúcar, de carrinhos em miniatura, de modelos de aviões, de bonecas, de caricas, de livros... 

 

Nas despedidas, houve merecidos aplausos, e a Prof.ª Margarida Freire, em nome da Equipa da Biblioteca Escolar, ofereceu um ramo de flores à Dra. Cláudia Santos.

  

IMG_2060

 A Dra. Cláudia Santos, nos momentos finais da palestra.